Todos os fogões funcionam a gás encanado? - Gás Canalizado

Header Ads

Todos os fogões funcionam a gás encanado?

Esta é uma dúvida muito comum entre aqueles que estão pensando em migrar do botijão de gás (GLP), para o gás encanado. Alguns modelos de fogões saem de fábrica prontos para funcionarem com botijão de gás, mas algumas empresas contam com modelos adaptados para os dois tipos de abastecimento: gás natural ou GLP.

Se você acabou de comprar um fogão a gás e ele não possui opção para gás natural, existe a possibilidade de fazer essa adaptação – oferecida pelo próprio fabricante ou pela empresa que presta serviço de gás. Mas antes de fazer essa escolha, é de extrema importância saber qual a diferença entre o uso de gás encanado – o gás natural – ou o conhecido como gás de cozinha – GLP –, bem como considerar suas vantagens.

Saiba mais sobre o gás encanado (GN) para o fogão a gás

O gás que chega à sua casa por meio de uma rede de distribuição é o chamado gás natural, formado por 90% de metano e caracterizado por ser mais leve do que o ar, o que faz com que ele se dissipe facilmente em casos de vazamento. Se você opta pelo fogão a gás, e que utilize o gás encanado, tem a vantagem de nunca ficar na mão por que o gás acabou enquanto você cozinhava, e também não terá problemas com a oscilação das chamas.

Botijão (GLP): mais um tipo de gás para fogões

O gás que sai dos botijões é chamado de GLP, ou gás liquefeito de petróleo. O GLP geralmente é mais econômico em comparação ao gás natural pelo próprio custo do botijão. Apesar destas vantagens para o bolso, ter botijões em casa para um fogão a gás exige muita cautela, pois o GLP é mais pesado que o ar e, em caso de vazamentos, ele não se dissipará tão rapidamente.

Para seu fogão a gás, qual a melhor opção?

Bem, agora que você já sabe a diferença entre os dois tipos, deve estar se perguntando se o seu fogão a gás pode funcionar com qualquer sistema. A resposta está com o próprio fabricante. Ao escolher um fogão novo, você deve se informar com o vendedor, ou no manual do produto, se ele oferece a opção dos dois tipos de abastecimento. São poucos os modelos que oferecem essa solução – geralmente é necessário optar entre um ou outro.

De uma forma geral, portanto, a sua escolha vai depender do seu estilo de vida. Ambos vão funcionar para um fogão a gás e trazer vantagens para o consumidor em termos de praticidade. Porém, na hora de cozinhar, você não sentirá qualquer diferença.

Algumas alterações podem ser sentidas no tamanho das chamas, uma vez que o gás GLP tem pressão mais elevada do que o GN, mas esse detalhe não será percebido se a adequação do fogão para o gás encanado for bem feita.

Saiba escolher o fogão a gás ideal

Independente da sua decisão, pense também na natureza: observe se modelo é um fogão com Selo Conpet A, nível máximo em eficiência. Desenvolvido pelo Programa Nacional de Racionalização do Uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, este selo é a garantia de que você está adquirindo um fogão a gás que provoca menor impacto na natureza.

Não importa quantas pessoas moram na sua casa. Se a sua família é menor, e um fogão 4 bocas é suficiente, ou se você vive em uma grande família, e a melhor escolha é um fogão 5 bocas ou mesmo 6 bocas, escolha o fogão a gás que ofereça maior segurança na hora do preparo dos alimentos.

Um comentário:

  1. Estou pensando em colar gás no meu apartamento. Como tá na garantia vou ter que chamar a assistência técnica.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.