Concessionárias de gás no Brasil - Gás Canalizado

Header Ads

Concessionárias de gás no Brasil

SULGÁS – Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul
Empresa responsável pela comercialização e distribuição de gás natural canalizado no Estado do Rio Grande do Sul. Criada em 1993, atua como uma sociedade de economia mista, tendo como acionistas o Estado do Rio Grande do Sul e a Petrobras Gás S/A – Gaspetro. Iniciou a comercialização do gás natural em 2000, com a conclusão do gasoduto Bolívia-Brasil.

SCGÁS – Companhia de Gás de Santa Catarina
Empresa responsável pela distribuição do gás natural canalizado em Santa Catarina. Criada em 1994, atua como uma sociedade de economia mista e tem como acionistas: Celesc, Gaspetro, Mitsui Gás e Infragás.

COMPAGAS – Companhia Paranaense de Gás
Concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Estado do Paraná. Iniciou suas atividades em outubro de 1998, com a distribuição do gás de refinaria a indústrias de Curitiba, Araucária e Campo Largo. Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do sul do país a fornecer o gás natural aos seus clientes, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia – Brasil (Gasbol).

GASMIG – Companhia de Gás de Minas Gerais
Distribuidora exclusiva de gás natural canalizado em todo o território mineiro, por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo aos segmentos industrial, uso geral, residencial, gás natural comprimido, gás natural liquefeito, automotivo e termelétrico. A Companhia de Gás de Minas Gerais é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – CEMIG (55,2%), a Petrobras Gás S.A. – GASPETRO (40%), o Estado de Minas Gerais (4,38%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,43%).

GASBRASILIANO DISTRIBUIDORA S/A
A GasBrasiliano, companhia controlada pela PETROBRAS, responde pela distribuição e tecnologia de gás natural em toda a área noroeste do Estado de São Paulo, em função do Contrato de Concessão firmado em dezembro/1999, com a ARSESP – Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.

GAS NATURAL SÃO PAULO SUL S.A
Em 26 de abril de 2000, a empresa Gas Natural SPS (São Paulo Sul S/A) ganhou a licitação convocada pela Comissão de Serviços Públicos de Energia (CSPE) do Estado de São Paulo, para outorga de concessão para a exploração de serviços de distribuição de gás canalizado na área sul do referido Estado. A zona adquirida tem a extensão de 53 mil km², com uma população em torno de 2,7 milhões de habitantes e que compreende 93 municípios entre as regiões administrativas de Sorocaba e Registro.

COMGÁS – Companhia de Gás de São Paulo
Em 28 de agosto de 1872, a companhia inglesa San Paulo Gas Company recebeu autorização do Império para a exploração da concessão dos serviços públicos de iluminação de São Paulo. Em 1912, a canadense Light assume o controle acionário da San Paulo Gas Co. Ltda e, em 1959, é nacionalizada, passando a se chamar Companhia Paulista de Serviços de Gás. Em 1968, passa a ser administrada pelo município e recebe o nome de Comgás (Companhia Municipal de Gás). Em 1974, muda de nome: Companhia de Gás de São Paulo.

CEG e CEG RIO
Fundada em 25 de março de 1854, com o nome de Companhia de Iluminação a Gás, hoje Ceg. Em julho de 1997, a Companhia foi privatizada e passou a ter como operador técnico o Grupo Gas Natural. Em 2009, aconteceu a fusão entre a Gas Natural e a Unión Fenosa, surgindo o Grupo Gas Natural Fenosa. Presente em 25 países, o Grupo é líder mundial de distribuição de gás em número de clientes.

BR-ES – Petrobras Distribuidora
No Estado do Espírito Santo, a Petrobras Distribuidora S.A. obteve, em 16 de dezembro de 1993, a concessão para a exploração da distribuição de gás natural canalizado pelo período de cinquenta anos.

SERGÁS – Sergipe Gás S/A
A entidade foi criada no ano de 1993 com as atribuições de adquirir, armazenar, transportar, distribuir, comercializar e prestar serviços correlatos na área de energias renováveis e gás no Estado de Sergipe.

POTIGÁS – Companhia Potiguar de Gás
Sociedade de economia mista, responsável exclusiva pela distribuição de gás canalizado no Estado do Rio Grande do Norte, foi fundada em novembro de 1993 (Lei Estadual nº 6502 de 26/11/1993) e suas operações tiveram início em 8 de março de 1995.

PBGÁS – Companhia Paraibana de Gás
Em 25 de outubro de 1994, a PBGÁS foi fundada sob forma de economia mista, atendendo a lei estadual n° 5680/92. Com o início de suas operações em 1995, a empresa partiu efetivamente para a exploração exclusiva da atividade de distribuição de gás canalizado no Estado da Paraíba, conforme a lei n° 9493/94.


GASPISA – Companhia de Gás do Piauí
Sociedade de economia mista, criada por deliberação do Governo do Estado do Piauí através da Lei Estadual nº 5.192, de 25 de maio de 2001. Tem os direitos de exploração, com exclusividade, do serviço de distribuição e comercialização de gás canalizado, podendo também explorar outras formas de distribuição de gás natural e manufaturado, em todo o território do Estado do Piauí.
GASMAR – Companhia Maranhense do Gás
Autorizada pela Lei Estadual nº 7.595, de 11 de junho de 2001, a Companhia fornece serviço de distribuição e comercialização de gás canalizado em todo o território do Estado do Maranhão.

COPERGÁS – Companhia Pernambucana de Gás
Criada em 17 de setembro de 1992, através da Lei Estadual 10.656/1991, a Copergás odoriza, canaliza e distribui o Gás Natural em Pernambuco desde 1994, atendendo aos mercados industrial, automotivo, residencial, comercial, termoelétrico e cogeração.

CEGÁS – Companhia de Gás do Ceará
A Lei nº 12.010, de 05/10/92, autorizou a constituição da CEGÁS. Porém, seu efetivo funcionamento ocorreu no início de 1994 com a assinatura do contrato de concessão com o Governo do Estado do Ceará, para a exploração industrial, comercial, institucional dos serviços de gás canalizado no Estado do Ceará.

BAHIAGÁS – Companhia de Gás da Bahia
Foi criada em 26 de fevereiro de 1991 e iniciou suas operações em agosto de 1994. Desde então, é responsável pelo armazenamento e distribuição de Gás Natural canalizado em toda a Bahia, tendo concessão para atuar neste Estado por 50 anos.

ALGÁS – Gás de Alagoas S/A
Através da Lei Estadual 5408-92, foi autorizada a implantação da Algás. Oficialmente criada em 02 de setembro de 1993, a concessionária alagoana de gás natural opera no mercado de comercialização de gás natural desde 1994 e tornou-se a primeira empresa do País a assumir o seu sistema de distribuição, até então operado pela Petrobras.

MTGÁS – Companhia Mato-grossense de Gás
Criada pela Lei 7.939 de 28 de julho de 2003, a MTGás é uma sociedade anônima com patrimônio próprio e autonomia administrativa e financeira. Tem como objetivo a exploração, com exclusividade, do serviço público de distribuição de gás natural ou manufaturado canalizado no Estado do Mato Grosso.

MSGÁS – Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul
Desde 21 de maio de 1998 o Estado de Mato Grosso do Sul conta com uma Distribuidora no ramo de Gás Natural: a Companhia de Gás do Estado de Mato Grosso do Sul – MSGÁS. Criada pela Lei Estadual nº 1.854/98, a MSGÁS é uma Sociedade de Economia Mista, composta pelo Estado de Mato Grosso do Sul com 51% das ações e pela GASPETRO – Petrobrás Gás S.A, com 49% das ações.

GOIASGÁS – Agência Goiana de Gás Canalizado S/A
Criada em setembro de 2000, a Goiasgás – Agência Goiana de Gás Canalizado S/A é uma empresa de capital misto, que tem como acionista principal do Governo de Goiás e conta com a participação societária da Gasgoiano, Petrobras Gás S/A, EMSA – Empresa Sul americana de Montagens S/A, Goiás Construtora Ltda., GAE – Construção e Comércio, Sobrado Construções Ltda. e GOIARTE.

CEBGAS – Companhia Brasiliense de Gás
Sociedade anônima fechada, cuja atividade econômica principal é a produção e distribuição de gás através de tubulações no Distrito Federal.

RONGÁS – Companhia Rondoniense de Gás
Criada pela Lei Estadual nº 728, de 14 de julho de 1997, tem como objetivo promover em Rondônia a produção, importação, aquisição, armazenamento, distribuição, comercialização, transporte, e a prestação de serviços correlatos na área de gás natural, seja para fins de matéria prima, geração de energia elétrica, combustível, além de outras finalidades e usos que os avanços tecnológicos permitirem.

GASAP – Companhia de Gás do Amapá

GÁS DO PARÁ – Companhia de Gás do Pará
Sociedade de economia mista criada em junho de 2006 com a finalidade de atuar na inserção de gás natural na matriz energética do Estado do Pará e distribuição e comercialização de gás natural.

CIGÁS – Companhia de Gás do AmazonasConcessionária pública responsável pela distribuição do Gás Natural no Estado do Amazonas. Foi criada  pela lei 2.325 de 8 de maio de 1995.

Um comentário:

  1. Me salvou! Estava procurando essas informações para um trabalho valew.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.